SINTEAC

CATEGORIA PLEITEIA AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO PARA COMPENSAÇÃO DAS PERDAS SALARIAIS

O governador em exercício Major Rocha recebeu, na tarde de ontem (03), a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), a professora Rosana Nascimento, no seu gabinete. Depois de escutar a extensa pauta da categoria, o vice-governador prometeu fazer a interlocução junto ao governador Gladson Cameli, depois que retornar da viagem a Brasília, capital do Distrito Federal (DF),   para receber os representantes da educação no decorrer da semana. “Não queremos ficar sem nenhum ganho, pois a nossa categoria reivindica um auxílio alimentação e o pagamento da nossa VDP (Prêmio Anual de Valorização e Desenvolvimento Profissional)”, destacou.

A sindicalista fez questão de agradecer o apoio do Major Rocha que ficou sensibilizado com a pauta dos trabalhadores em educação.  Durante o encontro, ele considerou bastante justo o pleito da categoria, mesmo com as restrições impostas com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Esperamos que as nossas negociações avancem”, aposta a sindicalista.

Afinal de contas, desde o ano passado, o Sinteac vem cobrando do governo a data base da categoria, os trabalhadores chegaram a deflagrar, no fim do ano, uma paralisação por tempo indeterminado, mas o caso acabou sendo judicializado.  Diante do impasse, os professores e funcionários de escola chegaram a tirar o indicativo de não retomada do ano letivo, caso o governo do Estado não apresentasse nenhuma contraproposta.

 Agora lutam pela concessão do auxílio alimentação para compensar as perdas salariais, pois o último reajuste salarial conquistado aconteceu em 2016, mas parcelado  até o primeiro semestre de 2018.  O governo tem até esta sexta-feira  (dia 7) para fechar as negociações, pois a categoria já está se mobilizando para acampar na frente do Palácio Rio Branco e não retomar o ano letivo.  Os trabalhadores simpatizantes com a ideia, só esperam que o governo não mande gradear o local e coloque a polícia de prontidão, para impedir o acampamento.

Sair da versão mobile