A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) vem a público esclarecer aos concursados da Educação, da Polícia Militar do Acre, Polícia Civil e de qualquer outra categoria do setor público, que não somos contra a efetivação dos aprovados e classificados nos últimos concursos públicos. Compreendemos que existe a necessidade de contratação destes novos servidores para o preenchimento das vagas residuais deixadas pelos servidores aposentados.
Jamais nos posicionamos contrários às contratações dos novos efetivos, pois solicitamos à Secretaria Estadual de Educação (SEE) prioridade nestas novas contratações dos efetivos, inclusive, defendemos a realização de um novo concurso público para o preenchimento das vagas residuais deixadas pelos novos aposentados. O que ocorreu, na mesa de negociação com a equipe econômica na Casa Civil, foi a alegação de que o Estado estourou o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), mas não nos convenceu.
Discordamos, portanto, deste argumento dos assessores do Palácio Rio Branco, porque quase todos os dias tomamos conhecimento de novas contratações de comissionados publicados no Diário Oficial do Estado (DO). Isto nos revela que o governo do Estado continua nos enganando, mas não somos egoístas e estamos sensíveis ao pleito das demais categorias. Fiquem tranquilos que o sindicato é favorável e defensor destas novas contrações, pois podem contar conosco nesta luta da efetivação.
Rio Branco, 26 de janeiro de 2021