Os funcionários de escola da rede estadual e municipal participaram do Seminário de Valorização Profissional e Formação, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac). O evento ocorrido, na sede central da entidade, contou com a participação da professora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Dirlei Terezinha Fachinello, do psicólogo Ronniberg Maia e da técnica educacional Vera Lúcia, que fizeram uma breve conjectura do cenário regional.A professora do Ifac destacou que educação não se faz só com professores, mas com a participação dos funcionários de escola. Para garantir a qualidade da educação, as escolas da rede pública precisam de servidores qualificados.
Falou também da contribuição do Ifac na capacitação dos servidores públicos. “Temos um curso de Tecnologia em Processos Escolares que completa 10 anos, com oferta de 40 vagas no campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul”, declarou.
Em seguida, o psicólogo fez uma breve palestra sobre o autocuidado no local de trabalho e o problema do adoecimento mental em tempo de pandemia. A sindicalista Vera Lúcia encerrou o evento, falando da importância da valorização profissional da categoria e da necessidade da formação continuada, pois o funcionário de escola também educa.