A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) esteve no gabinete do Diretor de Ensino da Secretaria Municipal de Rio Branco (Semec) João Lima, para tratar do retorno das aulas presenciais no próximo dia 18 deste mês. Durante a reunião com os sindicalistas, o gestor municipal informou que o retorno será gradual, mas com prioridade das escolas que mantêm o 5º ano do ensino fundamental –I.
Lima informou que a aquisição dos 1.500 leptop’s estão em fase de licitação, inclusive o pacote de internet destinado ao ensino remoto. Os sindicalistas aproveitaram a ocasião, para cobrar o pagamento do abano que estava previsto para ser liberado desde o março, a contratação dos agentes de portaria e o cumprimento da lei do piso nacional do magistério. “O piso base garantido por lei chega em torno de R$ 2.886,24”, revelou o diretor de Assuntos Jurídicos do Sinteac, Ronilton Honorato.
A professora Vania Líbio, vice-presidente do Sinteac, cobrou melhores condições de trabalho nas escolas da rede municipal. A sindicalista disse que a entidade é favorável ao retorno das aulas presenciais, mas desde que as escolas tenham segurança para os trabalhadores em educação e os estudantes. “Continuaremos fiscalizando se as escolas estão fornecendo os equipamentos de proteção individual (Ipi’s) e que estão cumprindo os protocolos sanitários”, prometeu a dirigente sindical.