A Direção do SINTEAC reuniu-se em Conselho Deliberativo para tratar das pautas do ano de 2024 com relação a valorização profissional, condições de trabalho e saúde do trabalhador, além outros pontos importantes para a qualidade do ensino de nosso Estado. O Conselho Deliberativo é composto por todos os Núcleos do Sinteac dos 21 municípios. Dentre as pautas tratadas incluiu-se também o reajuste do Piso do Magistério 3.62%, retorno dos 10% nas referências das tabelas, Lei de Valorização Profissional N° 14.817 de 16 de janeiro de 2024, reajuste aos funcionários de escolas, reformulação do PCCR e Lei de Gestão Democratiza.
Foi deliberado que não abriremos mão do reajuste do magistério de 3.62%, retorno dos 10% nas referências das nossas tabelas e reajuste maior do que o piso do magistério, reajuste no auxilio alimentação deve ser no mínimo de R$1.000 reais para todos os servidores da educação. Na reformulação do PCCR deve obedecer a nova Lei da Valorização Profissional acrescentando as classes de especialização, mestrado e doutorado aos funcionários e a criação da tabela dos técnicos concursados. Ressaltamos que todas as pautas também se estendem aos aposentados.
Quanto aos recursos da educação, já realizamos vários levantamentos e constatamos que o FUNDEB teve um crescimento de 18%, recurso próprio da educação, são mais de 2 bilhões e do FUNDEB mais de 1 bilhão e 210 milhões, ainda temos o salário educação, vai poder aumentar em 7 vezes há mais o valor aluno no ano de 2024. Ou seja, o dinheiro direto na escola vai aumentar e desafogar muito os gastos da SEE com a manutenção das escolas. Acreditamos que, com o aumento dos recursos, ocorra uma redução da Lei de responsabilidade Fiscal, o bicho papão dos reajustes.
As negociações ocorrerão no mês de fevereiro, realizaremos nossa assembleia deliberativa no dia 20 de fevereiro de 2024 para apresentar como está ocorrendo as negociações e tirarmos encaminhamentos de como faremos a luta de nossas pautas e sermos vitoriosos. A Categoria deve ficar muito atenta e aderir qualquer convocatória do SINTEAC. Esperamos resolver tudo no diálogo, na mesa de negociação sem precisar fazer mobilizações e paralizações da categoria.
O DIALOGO COM O SECRETÁRIO TEM SIDO MUITO BOM E QUEREMOS CONTINUAR DIALOGANDO E RESOLVENDO NOSSAS REIVINDICAÇÕES DESSA FORMA.
A VITÓRIA DEPENDE DE CADA UM NÓS!
Juntos somos mais fortes! Sinteac é para lutar, trabalhador em 1º lugar!